Programa e Gestão Qualidade

brandarea

Instituições

O Programa Gestão e Qualidade dirige-se às instituições de solidariedade social que pretendam implementar um Sistema de Qualidade, nomeadamente o Sistema de Qualificação das Respostas Sociais do Instituto da Segurança Social, ISO 9001 ou Equass.

O Programa aplica-se a todas as IPSS que pretendam aumentar a sua eficiência e a sua eficácia, através de melhoria nas práticas de gestão e organização para poderem oferecer serviços de melhor qualidade aos seus beneficiários.

Cada Instituição deve avaliar o seu nível actual de implementação da Qualidade, para poder identificar qual dos seguintes Programas Gestão e Qualidade se adequa melhor à sua situação:

Destina-se a instituições que pretendam iniciar o processo de certificação de qualidade. Trata-se de um programa teórico-prático com uma duração de 5 meses, que inclui 60 horas de formação em sala e 60 horas de apoio individual, prestado por voluntários especializados em gestão.

A Instituição deve nomear um Gestor da Qualidade para participar nas sessões teóricas e uma equipa de Qualidade que trabalhará em conjunto com esse Gestor da Qualidade e com o voluntário do Programa GQ designado para essa Instituição.

Módulos temáticos destinados a instituições em fase final de implementação da certificação de qualidade ou já certificadas num dos 3 modelos de certificação possíveis. Com duração máxima de 5 dias, incluem sessões teóricas e práticas. Dependendo das necessidades específicas de cada Instituição, o apoio individualizado de um dos voluntários do Programa GQ, pode justificar-se por um período mais alargado.

Partilhar