Programa e Gestão Qualidade

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Histórico

O Programa Gestão e Qualidade nasceu, em 2010, na área de Apoio à Gestão e Organização da Entrajuda.

No seguimento de apoios prestados a Instituições de Solidariedade Social na área da gestão e organização, constatou-se que estas não conseguiam concretizar sozinhas os processos de mudança e cumprir o plano de acção propostos para alcançar as melhorias necessárias.

Efectivamente muitas vezes as mudanças necessárias exigiam um esforço demasiado grande face à exigência da actividade diária ou não se concretizavam por não existirem os recursos necessários dentro da Instituição para as fazer.

Tornou-se claro para a Entrajuda que deveria ser encontrada outra metodologia de resposta a pedidos de apoio em gestão e organização, estruturada como um programa e apoiada em voluntários qualificados.

Em paralelo, o Instituto da Segurança Social lançou o modelo normativo da Qualidade em Respostas Sociais, exigindo às IPSS a sua implementação, com o objetivo final de obtenção de Certificação de Qualidade.

Este modelo normativo versa sobre áreas que constam da maioria dos pedidos de apoio recebidos na Entrajuda, correspondendo portanto a reais prioridades das Instituições de Solidariedade.

Assim, apesar da prioridade da Entrajuda ser melhorar a Gestão e Organização das IPPS e não na obtenção de um certificado de Qualidade, o modelo normativo constituía um bom meio para se atingir um mesmo fim.

Neste contexto, foi decidido criar uma intervenção estruturada com base no modelo normativo, visando aumentar a eficácia dos recursos disponibilizados pela Entrajuda e, consequentemente, os resultados obtidos. Assim nasceu o Programa Gestão e Qualidade (Programa GQ).

Confirmado o interesse das Instituições em participarem no Programa GQ, foram identificados alguns factores críticos para o sucesso do mesmo:

A Entrajuda celebrou parceria para este efeito com a Fundação Manuel Violante (FMV) que dada a sua experiencia em gestão e organização passou a ser um elemento fundamental para o sucesso do programa.

A FMV foi constituída para prestar homenagem ao fundador da McKinsey em Lisboa e para promover o desenvolvimento económico e cultural em Portugal, detendo os conhecimentos e as competências e uma rede de contactos profissionais e pessoais dos seus associados.

Simultaneamente a FMV tinha a ambição de ampliar a sua atuação e impacto no setor social.

Foi assim celebrado protocolo de parceria entre a Entrajuda e a FMV para desenvolver o Programa GQ, o que permitiu melhorar conteúdos (p.ex. lançando os primeiros videos de e-learning para a área social em Portugal) e expandir geograficamente, abrangendo actualmente já 8 distritos (Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Leiria, Coimbra, Braga, e Porto. Foram até este momento apoiadas 148 Instituições que, indirectamente, beneficiam mais de 45 mil pessoas. Em 2014, com o Programa GQ consolidado, a Entrajuda decidiu focar seus esforços em outras áreas, delegando na FMV a completa gestão e operacionalização do Programa GQ em todo o país. Desde então, a FMV estabeleceu novas parcerias de forma a dar continuidade ao desenvolvimento do programa.

O Programa GQ tem permitido mobilizar voluntários especialistas em gestão para Instituições, normalmente muito carenciadas neste domínio e sem recursos para contratar técnicos de gestão. Em 3 anos de existência, para além das sessões de formação teórica, o Programa GQ envolveu mais de 100 voluntários que prestaram mais de 8.400 horas (2,7 anos) de assessoria individual às instituições.

As ferramentas de avaliação de impacto do Programa GQ provam que graças ao recurso ao trabalho voluntário especializado, muito próximo e atento, é possível melhorar a gestão das Instituições de Solidariedade num curto espaço de tempo.

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